Uma queixa muito comum entre os pacientes é a dor na coluna que irradia pela perna e, às vezes, impossibilita até a marcha. As dores provocadas pela compressão e inflamação do nervo ciático podem ser combatidas com exercícios que promovem a estabilização da coluna e o alongamento dos músculos envolvidos. O nervo ciático é o mais longo do corpo, liga o hálux (dedão do pé) à região lombar. Ele controla as articulações do quadril, dos joelhos e dos tornozelos, além dos músculos posteriores da coxa, músculos das pernas e pés. Assim, a dor pode ocorrer em vários lugares, região glútea, dedão do pé e face lateral das coxas e perna.
O Pilates constitui uma importante ferramenta no combate a dor ciática, pois os exercícios estabilizam a coluna lombar e alongam as musculaturas envolvidas no processo de espasmo comprimindo o nervo ciático. Ao integrar o tronco, a pelve e a cintura escapular, o Pilates permite que se desenvolva um centro de força capaz de controlar os traumas na coluna e as lesões no nervo ciático.
Uma dica é não procurar o especialista com a dor já instalada, a prevenção é o melhor tratamento para as dores de coluna.
Nenhum comentário:
Postar um comentário